sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Defesa Civil: Setores da Prefeitura de Nova Odessa reparam estragos da chuva de quarta-feira


Na última quarta-feira, 16 de fevereiro, choveu, em duas horas, 85 milímetros em Nova Odessa. No período, a cidade recebeu 56,6% de toda a chuva esperada para o mês de fevereiro. Até as 21 horas da quarta-feira, enquanto ainda chovia, a Defesa Civil já havia atendido a 18 chamados.
Na quinta-feira, 17 de fevereiro, os setores da Prefeitura de Nova Odessa e a Coden (Companhia de Desenvolvimento) deram início aos trabalhos para reparar os estragos feitos pela forte chuva que atingiu toda a região.
O nível do Ribeirão Quilombo chegou a subir, entre a noite de quarta e a manhã de quinta, 2,80 metros. Na tarde desta quinta, as águas já tinham baixado 1 metro. O nível do Ribeirão é medido por uma régua instalada pela Coden.
Na noite de quarta-feira, membros da Defesa Civil saíram às ruas para monitoramento dos pontos de alagamento, que foram seis no total, e para atendimento a possíveis vítimas. Como a chuva era forte em todas as cidades da região, inclusive em Nova Odessa, o Corpo de Bombeiros orientou a Defesa Civil que se preocupasse apenas em atender possíveis vítimas, como desabrigados, caso existissem, já que a chuva não iria parar.
A Defesa Civil interditou e sinalizou os locais que tiveram o asfalto deteriorado por ação da chuva e a Rua Heitor Penteado, que foi acometida por entulho de parte do muro do Cemitério Municipal, que caiu.
Já nesta quinta-feira, o Setor de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Nova Odessa retirou os entulhos resultantes da queda de parte do muro do Cemitério Municipal. O Cemitério ficou sem cerca de dez metros de extensão de muro. No local, já está instalada uma cerca até que um novo muro comece a ser construído. Segundo o assessor de Obras e Serviços Urbanos, Cal Hansen, a reconstrução do muro deve ser feita pelo próprio setor.
O Setor de Obras e Serviços Urbanos também instalou uma contenção no Jardim Conceição, indicada pelo engenheiro da Prefeitura, Arlindo Donato dos Santos, para que a água das enxurradas não atinja algumas casas.
O mesmo setor também deu início, nesta quinta, às reparação de uma que já havia sido iniciada no Jardim Planalto. Um buraco, que tinha se formado também por ação das chuvas anteriores e que já tinha a obra de reparo em fase final, foi devastado pela forte chuva de quarta-feira. As obras seguem nos próximos dias.
Ainda nesta quinta-feira, Hansen analisou buracos que foram formados no asfalto, também pela ação das fortes chuvas, para que reparos sejam feitos nos próximos dias. O Setor auxiliou ainda no reerguimento de um poste de energia que também caiu com a ação das chuvas na Avenida Ampélio Gazzetta.
Dos seis pontos de alagamento registrados na cidade, apenas duas ruas do Jardim Fadel estavam parcialmente cobertas de água na tarde desta quinta-feira. A água também já estava escoando de volta para o rio.

Coden
Uma família no Jardim São Manoel, que tinha afetada na noite de quarta-feira com o retorno do esgoto pelo ralo do banheiro foi plenamente atendida pela Coden nesta quinta-feira, já que os reparos só poderiam ser feitos durante o dia e sem chuva.
“Os servidores da Coden estiveram na residência e conseguiram desobstruir a rede de esgoto, que estava entupida por uma grande quantidade de estopa (uma espécie de tecido) e por outros materiais. Foi o que gerou a obstrução do esgoto e o refluxo para a casa desta família. Infelizmente, a Coden não tem como controlar o que as pessoas (no caso, os próprios vizinhos) jogam na rede de esgoto, o que acabou prejudicando esta família. Até porque a rede de esgoto não é o local adequado para se jogar estes materiais”, transmitiu o engenheiro da Companhia, Renan Cogo da Silva.
A família recebeu, da Companhia, desinfetante clorado, para que a casa fosse higienizada de forma correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário